Sky Business Tower
Rua 1500, 820 – Sala 1901
Centro, Balneário Camboriú

Alargamento da faixa de areia – Praia Central de Balneário Camboriú

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Alargamento da faixa de areia – Praia Central de Balneário Camboriú

A cidade de Balneário Camboriú continua a surpreender, tanto com seus atrativos quanto com investimentos em infraestrutura. A cidade que encanta a tantos com sua beleza natural, atrai mais de 1 milhão de turistas todos os anos, que vêm na intenção de aproveitar as praias, festas, pontos turísticos e hospitalidade da cidade. Mas as praias estão, obviamente, no topo dos principais motivos do por que a cidade atrair tantas pessoas.

A mais frequentada delas é a tão conhecida Praia Central, que com o seu mar calmo e boa localização, tem o movimento mais intenso durante as temporadas de verão, o que ocasiona uma disputa por espaço acirrada a cada ano que passa. 

Além da superlotação da areia da praia durante o verão, a Praia Central já sofreu com grandes ressacas do mar no passado, onde o mar avança e toma lugar dos carros e pedestres da Av. Atlântica. Pensando em uma melhor experiência aos visitantes da cidade e no bem-estar dos moradores, a Prefeitura de Balneário Camboriú decidiu alargar a faixa de areia.

Quando fica pronto?

O alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú deve começar ainda neste ano de 2019. O projeto pode levar em média até 4 meses para ser executado mas mesmo se iniciado ainda este ano, conforme previsto, a areia não estará pronta para receber os turistas na próxima temporada.

[wen_cta id=”19751″]

A praia ganhará mais 70 metros de largura, por toda a sua extensão. E mais 200 metros de areia serão despejados e ficarão submersos dentro do mar para dar o declínio correto.

O custo do projeto está estimado em R$ 85 milhões e empréstimo do mesmo valor já foi autorizado pelo Tesouro Nacional à prefeitura. 

Como será feito?

Entender como funciona o alargamento da areia da praia é fácil! A areia será escavada de dentro do mar, de uma jazida a cerca de 15 km distante da praia. Esta areia recolhida será depositada em uma embarcação chamada draga, que traz a areia a praia e despeja próximo ao fim da faixa de areia com o mar. É previsto o uso de 2 milhões de metros cúbicos de areia.

É importante que o tamanho do grão de areia seja semelhante ao que já está na praia, pois o grão mais grosso pode causar buracos e um mais fino pode ser removido pelo mar durante alguma ressaca.

Molhe Barra Norte

 

O mais novo projeto em execução na cidade é o Molhe do Pontal Norte da Praia Central, na foz do Rio Marambaia. Que tem papel fundamental também no alargamento da faixa de areia da Praia Central, sendo a primeira parte do projeto, para reestruturar a praia. Estes dois projetos darão uma nova estrutura à Praia Central de Balneário Camboriú e uma nova cara para o Pontal Norte.

O Molhe do Pontal Norte terá cerca de 300 metros de extensão e sua obra deve ter ser entregue ainda neste ano, antes da temporada de verão. Este projeto vai urbanizar a Barra Norte, trazendo uma beleza única à ela e assim se tornar mais um atrativo para os visitantes e moradores da cidade. 

Para a sua construção estão sendo investidos em torno de R$ 3,6 milhões. O novo molhe deverá seguir os mesmos moldes do Molhe da Barra Sul, que é um grande atrativo turístico da cidade. Porém, o Molhe do Pontal Norte será mais moderno e atrativo.  

A cidade que é a 4ª com o melhor IDH do país, considerada uma das melhores para se morar, mais segura e feliz do país, está sempre de portas abertas para receber você! Conheça Balneário Camboriú, encante-se e tenha o prazer de morar aqui, de frente para o mar, com as oportunidades que temos a oferecer para você. 

Leia também:

Open chat