Sky Business Tower
Rua 1500, 820 – Sala 1901
Centro, Balneário Camboriú

Perguntas Frequentes

A Meu Frente Mar responde suas dúvidas

Esclarecemos as principais dúvidas de quem vai comprar ou anunciar um imóvel

A Meu Frente Mar é referência no mercado de imóveis de luxo.

Dúvidas ao comprar um imóvel

Os documentos necessários para o comprador são:

Pessoa Física:

  • Cópia do RG
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cópia do Comprovante de Residência
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso seja utilizado o FGTS na compra)
  • Se o comprador tiver menos de 21 anos, deve apresentar também a cópia da Escritura de Emancipação
  • Se o comprador é solteiro, o comprovante de Estado Civil é a cópia da Certidão de Nascimento
  • Se o comprador é casado seu cônjuge deve apresentar os mesmos documentos citados acima e ambos devem apresentar em conjunto a cópia da Certidão de Casamento, observando o regime:

1- Se o comprador tem uma união estável, deve apresentar a cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data posterior a dezembro de 1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.

2- Se o comprador é separado ou divorciado, deve apresentar a cópia da Certidão de Casamento com Averbação ou o Termo de Audiência.

  • Se o comprador é autônomo ou microempresário, pode comprovar renda através da declaração de imposto de renda, com os três últimos extratos bancários e com o prolabore (remuneração de um sócio-administrador de uma empresa).

Todas as cláusulas do contrato devem ser lidas atentamente. Devem ser observadas as informações referentes à descrição do imóvel, à situação do vendedor, ao preço e prazo de pagamento do imóvel e ainda a responsabilidade pelo pagamento de taxas e despesas adicionais.

Antes de fechar o negócio, conte com um corretor ou uma corretora de imóveis de confiança para analisar a documentação do imóvel. Devem ser observadas as certidões requeridas pela legislação vigente do seu Estado e Município. Essas certidões devem estar atualizadas, sendo que a falta delas pode impedir o lavramento da escritura pública – documento que formaliza a transferência de titularidade do imóvel.

Entre as características que diferenciam um imóvel de alto padrão estão localização privilegiada, arquitetura de grife, planta inteligente, acabamento de qualidade superior, área de lazer e tecnologia. Bom gosto, máximo conforto e inovação são vantagens encontradas nesse tipo de empreendimento.

Avalie a infraestrutura do imóvel, incluindo metragem, número de quartos e suítes, qualidade dos acabamentos, áreas comuns e de lazer. Verifique ainda se há permissão para alterações na planta. Vista, insolação, iluminação natural e ventilação, assim como conforto térmico e acústico do imóvel, devem ser levados em consideração. Procure visitar o imóvel em horários diferenciados para checar cada um dos aspectos apontados.

 

Pesquise o histórico da construtora responsável pelo empreendimento e solicite informações sobre a incorporação e o memorial descritivo da obra. Procure uma imobiliária de confiança para intermediar a compra e evitar transtornos.

Dúvidas ao anunciar um imóvel

Do proprietário do imóvel:

  • Cópia da Identidade (RG)
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de Estado Civil (Casado: Certidão de Casamento | União Estável: Escritura pública de pacto antenupcial | Separado ou Divorciado: Certidão de Casamento com averbação | Solteiro: Certidão de Nascimento)

Certidões Negativas do imóvel:

  • Ações na Justiça Federal
  • Ações Cíveis
  • Interdição, tutela e curatela
  • Protestos de títulos
  • Ações das Fazendas Estadual e Municipal

 

A precificação do imóvel depende de uma avaliação imobiliária, que deve ser feita por especialistas. Nesse momento, é importante deixar o emocional de lado e considerar questões técnicas e de mercado. Localização, estrutura e estado de conservação do imóvel são fatores que influenciam no valor de venda, assim como o mercado regional e o momento econômico.

Nesse caso, o inquilino tem prioridade na compra. Assim, deve ser enviada ao morador do imóvel a Carta de Preferência de Compra. Caso ele informe que não tem interesse no imóvel, a venda está liberada e o proprietário pode seguir com os trâmites normais. Deve ser respeitado, entretanto, o período estipulado no contrato de locação para que seja solicitada a saída do inquilino.

A venda de um imóvel envolve conhecimento do mercado imobiliário e dos trâmites relacionados à negociação. Com a intermediação de uma imobiliária de confiança, você tem a garantia de fechar o melhor negócio, com segurança, adequação ao mercado e toda a orientação necessária para avaliar propostas e apresentar a documentação exigida para a transação.

Outras dúvidas, chama a gente no telefone ou WhatsApp:

TELEFONE

47 3268 6461

BUSCAR IMÓVEL

Encontre o seu
apartamento em Balneário Camboriú e Praia Brava

Qual tipo de imóvel você procura?

 
ENCONTRE MEU IMÓVEL

Sem tempo para garimpar imóveis?

Com discrição e assertividade, buscamos opções de imóveis em localizações privilegiadas que irão superar as suas expectativas. Seu sonho está prestes a começar!

Open chat