27

fev

O desenvolvimento do turismo náutico em Balneário Camboriú

 

 

Até o momento desta temporada, mais de 70 mil visitantes chegaram em Balneário Camboriú através do mar. Foram 20 cruzeiros nacionais e internacionais que atracaram na Praia Central e ainda há outros seis no caminho. A estimativa é que o número de pessoas se aproxime dos 90 mil. E isso é só um dos símbolos do crescimento do turismo náutico na região.

Por estar no litoral, as praias fazem parte da essência da cidade em sua cultura e nos desdobramentos que carrega, como a movimentação do comércio e economia, além da motivação para um desenvolvimento constante de infraestrutura. Sempre foi referência no turismo convencional e atrai gente do mundo inteiro, mas recentemente o oceano se tornou um dos meios que elevam o alcance do município.

Desde 2017, o Atracadouro Barra Sul tem o Termo de Liberação de Operação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), recebendo durante todo o ano embarcações que dão ainda mais brilho para a Praia Central e agitam os arredores. Os setores de transporte, lazer, gastronomia e hotelaria foram positivamente impactados com essa novidade e colhem frutos de um projeto antigo.

Ainda em 2004, começaram os trabalhos para que Balneário tivesse um terminal portuário e o processo continua em andamento: a meta é conquistar o alfandegamento, para que navios que trafegam pela rota do Mercosul possam fazer a entrada oficial no Brasil pelo atracadouro. Ter a opção do embarque para outros países pode ser outra etapa transformadora nas operações da cidade.

O atracadouro atualmente recebe tanto os cruzeiristas quanto embarcações de passeio, tem um píer de concreto flutuante e conta com as melhores condições para ser a porta de entrada de quem deseja desembarcar dos navios. Não são todos que o fazem, mas o número costuma ser alto (acima da metade) e o suficiente para trazer os benefícios citados acima. As embarcações de passeio também contam com a Tedesco Marina, que oferece estrutura e recursos excelentes em um dos pontos mais requisitados do município.

Dados apontam que cerca de 90% dos turistas que visitam Balneário Camboriú tem a intenção de retornar, ou seja: essa é mais uma forma de criar um público cativo e garantir frequência e movimentação ao turismo. Na temporada de 2018, cerca de R$ 35 milhões foram injetados nos cofres da cidade pelos cruzeiristas e as taxas pagas pelos transatlânticos.

Seu Lar Frente Mar

Quer conhecer de perto os mais incríveis imóveis frente mar de alto padrão em Balneário Camboriú e Praia Brava – Itajaí?

Do dia 22/11/2019 ao dia 18/03/2020, Balneário Camboriú terá recebido 26 cruzeiros de quatro diferentes companhias – MSC, Costa, Pullmantur e Bernard S./BSCS e quase 100 mil turistas dispostos a agregar a todos os aspectos da cidade. Vale ressaltar também que os navios compõem perfeitamente o visual já exuberante da praia e se tornam atrações por si só. O maior que já navegou em mares brasileiros, o Seaview tem 323 metros de comprimento e deixa qualquer um de queixo caído.

E você, também está encantado com a forma que Balneário continua seu constante crescimento? Que tal dar uma olhada nas melhores opções de empreendimentos desse litoral? Fale com a Meu Frente Mar!

RECEBER NOVIDADES POR EMAIL


(47) 3268.6461
(47) 9 9122.9887

Rua 1500, 820, sala 1901 - Centro, Balneário Camboriu - SC
Sky Business Tower

© Copyright 2016-2018 Meu Frente Mar - Corretores Especializados - CRECI/SC 3114-J